Doe agora

 

A academia de Ricardo

Ricardo e a esposa Juselia entraram em uma sociedade para abrir um restaurante em 2010 em uma área movimentada do bairro Sol Nascente com muitas empresas e fluxo de veículos. Após os primeiros anos de dificuldade no relacionamento com o sócio, Ricardo e Juselia se encontraram com o restaurante nas mãos e muitas dívidas a pagar. Após alguns meses de economias em casa e renegociação dos juros, ficaram sem capital de giro para comprar mercadorias para o restaurante. Nessa época começaram a participar dos cursos da Aventura de Construir, tomaram um empréstimo produtivo no Banco do Povo Paulista e receberam mentorias. Com o capital disponível e as ações necessárias que surgiram das sessões de mentorias, Ricardo e Juselia conseguiram melhorar o atendimento aos clientes, o visual do restaurante, diversificaram o cardápio e implementaram ações de produtividade aos funcionários.

No final do ano seguinte, Ricardo usou o capital acumulado com o restaurante e investiu em um novo negócio: uma academia de ginástica no andar de cima do restaurante, com sócios de grande confiança. Fez a obra necessária e inaugurou a academia no início de 2015. A academia hoje é um sucesso, com mais de 300 alunos (135 apenas no primeiro mês) e retorno sobre o investimento estimado em 10 meses.

Ricardo e Juselia agora já planejam a expansão do restaurante e da academia após o período de estabilização e Ricardo pôde sair do antigo emprego como vigia noturno para dedicar-se aos negócios.

 


Simone Ribeiro, montando sua loja de cabelereira